quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Estágio pastoral



 Gilberto Santos
Estudante xaveriano

eu e as crianças kayapó
            Realizei no final do ano de 2012 um estagio pastoral junto aos missionários xaverianos que atuam no conselho indigenista missionário (CIMI) na cidade de Redenção - PA       . Os xaverianos estão na cidade, diocese de conceição do Araguaia desde 2002 e suas atividades são exclusivamente voltadas para os povos indígena da tribo kayapó, habitantes na região.

festa anual na aldeia
            Vivi uma grandiosa experiência durante vinte e cinco dias acompanhando a equipe em meio uma realidade desafiadora. Nas contados diárias que tive com homens, mulheres e crianças nas ruas, visitas nas casas localizada na cidade ou nas duas aldeias próximas, o que mais me cativou, além da fascinante cultura estampada na arte da pintura corporal, as expressões da dança e do canto, foi a dedicação dos guerreiros ouvindo o chefe dar conselho e contar as suas historia de sobrevivência. Por mais que essas conversas sejam informais é dali que eles têm uma concepção de grupo integrado e demais concepção de vida. É aprendendo as historias que se faz uma historia e se conserva sua herança étnica.       
crianças brincando na festa de natal
            Levarei na lembrança todos os momentos que foram de grande valia para o meu crescimento vocacional. Fica comigo a lição transmitida pela ousadia do velho guerreiro que acredita na força da luta em função de dias melhores e o olhar atento das lindas crianças felizes que na inocência de menino sabem dar a melhor resposta para as questões da vida: sorri.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A missão é árdua, o caminho é duro, a oposição é grande, mas só os valentes conseguem chegar! Boa Missão Grupo de Oração São Guido