Para obter-se uma imagem completa da
compreensão cristã da natureza é necessário referir-se a criação. Os relatos da
criação, dentro da visão cristã, mostram sempre o homem dentro da natureza. E
esse, mantem uma relação de solidariedade, pelo fato de ter o mesmo Criador e
ser ordenado, juntamente com ele, para a glória de Deus. Assim, a atitude do
homem perante o mundo não pode ser de perda das características de sua origem, as
quais geram alienação, independência e oposição, mas o compromisso, como convém
a uma realidade que faz parte de sua casa e sua própria existência. A natureza
não só molda a vida do homem, mas de alguma forma parte dela.
Dentro da visão cristã, a função do domínio sobre o mundo
encontra uma expressão adequada no conceito de gestão, porque o domínio do
homem sobre a natureza não é uma regra absoluta, despótica, mas participativa e
virtuosa. O mundo tem de ser considerado não como algo abandonado, algo que não
tem proprietários, mas como um lugar que pertence a todos, parte da humanidade,
e, portanto, seu uso deve beneficiar todos. Nesse aspecto, o homem, primeiro
como administrador deve reconhecer que a criação é trabalho e dom de Deus para
o homem. A doação é mais perfeita quando o destinatário está ciente disso e é
capaz de aceitá-la. Realmente, não aceitar apenas ao receber o presente, mas
quando reconhecer a pessoa que doa, quando a vontade se identifica com a
vontade do doador.
A vida de Jesus na Terra foi de comunhão com a Natureza e com Deus |
Por fim, a concepção cristã de natureza, exige uma boa
gestão, do homem que à imagem de Deus, que participa de sua sabedoria e sua
soberania sobre o mundo, ou seja, que se relacione com a terra com a mesma
atitude do Criador, que não só é onipotente, mas também amorosa providência.
Receber o dom da criação leva em primeiro lugar conhecer a ordem intrínseca
estabelecida pelo Criador, que são sinais de segmentação, que deve manter a
mesma como mordomos da criação. O fato de que esta estrutura inteligente provém
do mesmo Espírito Criador que nos deu o espírito para nós também, envolve tanto
uma tarefa e uma responsabilidade. Na visão cristã de natureza, o homem recebe
o poder de dominar o mundo não para destruir, mas para transformá-lo em jardim
de Deus e bem em um jardim do homem. Assim, através do trabalho do homem,
torna-se visível e eficaz, a providência de Deus sobre o mundo.
REFERÊNCIA
Compêndio da
Doutrina Social da Igreja.
João Paulo II, Encíclica
Evangelium vitae.
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