segunda-feira, 14 de março de 2016

A FÉ EM CRISTO É TAMBÉM CUIDAR DO PLANETA, NOSSA CASA COMUM!

Para obter-se uma imagem completa da compreensão cristã da natureza é necessário referir-se a criação. Os relatos da criação, dentro da visão cristã, mostram sempre o homem dentro da natureza. E esse, mantem uma relação de solidariedade, pelo fato de ter o mesmo Criador e ser ordenado, juntamente com ele, para a glória de Deus. Assim, a atitude do homem perante o mundo não pode ser de perda das características de sua origem, as quais geram alienação, independência e oposição, mas o compromisso, como convém a uma realidade que faz parte de sua casa e sua própria existência. A natureza não só molda a vida do homem, mas de alguma forma parte dela.


Dentro da visão cristã, a função do domínio sobre o mundo encontra uma expressão adequada no conceito de gestão, porque o domínio do homem sobre a natureza não é uma regra absoluta, despótica, mas participativa e virtuosa. O mundo tem de ser considerado não como algo abandonado, algo que não tem proprietários, mas como um lugar que pertence a todos, parte da humanidade, e, portanto, seu uso deve beneficiar todos. Nesse aspecto, o homem, primeiro como administrador deve reconhecer que a criação é trabalho e dom de Deus para o homem. A doação é mais perfeita quando o destinatário está ciente disso e é capaz de aceitá-la. Realmente, não aceitar apenas ao receber o presente, mas quando reconhecer a pessoa que doa, quando a vontade se identifica com a vontade do doador.

A vida de Jesus na Terra foi de comunhão com a Natureza e com Deus
Por fim, a concepção cristã de natureza, exige uma boa gestão, do homem que à imagem de Deus, que participa de sua sabedoria e sua soberania sobre o mundo, ou seja, que se relacione com a terra com a mesma atitude do Criador, que não só é onipotente, mas também amorosa providência. 


Receber o dom da criação leva em primeiro lugar conhecer a ordem intrínseca estabelecida pelo Criador, que são sinais de segmentação, que deve manter a mesma como mordomos da criação. O fato de que esta estrutura inteligente provém do mesmo Espírito Criador que nos deu o espírito para nós também, envolve tanto uma tarefa e uma responsabilidade. Na visão cristã de natureza, o homem recebe o poder de dominar o mundo não para destruir, mas para transformá-lo em jardim de Deus e bem em um jardim do homem. Assim, através do trabalho do homem, torna-se visível e eficaz, a providência de Deus sobre o mundo.


REFERÊNCIA
Compêndio da Doutrina Social da Igreja.
João Paulo II, Encíclica Evangelium vitae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A missão é árdua, o caminho é duro, a oposição é grande, mas só os valentes conseguem chegar! Boa Missão Grupo de Oração São Guido