domingo, 18 de outubro de 2015

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES: SERVIÇO E SOLIDARIEDADE!

Neste dia 18 de outubro celebramos o Dia Mundial de Missões. Nessa data, somos chamados a refletir sobre nosso posicionamento missionário. Recebemos a incumbência de continuar a obra de Jesus no mundo e, por isso, temos a responsabilidade de desenvolver um ministério missionário. Uma vez Batizados, precisamos repensar a nossa vocação missionária como verdadeira Igreja, cuja função no mundo é a Evangelização.

Como Igreja, devemos ter a consciência de que a principal razão da nossa existência é servir a Deus e aos irmãos, fazendo missão. O mandamento do Senhor para nós é: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Essa é a ordem que recebemos de Jesus.


Dedicar-se ao serviço missionário requer disponibilidade e gratuidade, sobretudo, colocar-se de forma solidária a todo o momento, à disposição do irmão que sofre. Ou seja, entendendo que o resultado do seu serviço não deve ser para si, mas para a Comunidade. O Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano chama atenção para que na vida de Missão o importante seja levar Jesus através do testemunho de vida, de fé, de solidariedade e de serviço e não pensando somente em converter por converter, afinal, como afirma o Santo Padre:

“A missão não é proselitismo, nem mera estratégia; a missão faz parte da gramática da fé, é algo imprescindível para quem se coloca à escuta da voz do Espírito, que sussurra vem e vai


Portanto, somos convidados a uma ação missionária pautada na fé e no serviço solidário ao próximo, sobretudo, os jovens, que como disse o Papa Francisco também na Mensagem para o Dia Mundial das Missões:

‘‘Ainda são capazes de testemunhos corajosos e de empreendimentos generosos e às vezes contracorrente: não deixeis que vos roubem o sonho duma verdadeira missão, dum seguimento de Jesus que implique o dom total de si mesmo. Para viver o testemunho cristão e os sinais do amor do Pai entre os humildes e os pobres.’’


Peçamos então, a intercessão dos Padroeiros das Missões, São Francisco Xavier e Santa Teresinha, para que nos sintamos sempre dispostos e úteis diante de todas nossas ações, pois a Missão é dar algo nosso para construir a vida em sua plenitude. Então dessa forma, vamos em frente, com fé, alegria e entusiasmo, servindo e amando o próximo. E levando o Evangelho – como diz a canção –

‘‘Aonde os homens necessitem Tua palavra. Necessitem de força de viver. Onde falte a esperança. Onde tudo seja triste simplesmente por não saber ti.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A missão é árdua, o caminho é duro, a oposição é grande, mas só os valentes conseguem chegar! Boa Missão Grupo de Oração São Guido