sábado, 10 de outubro de 2015

FELIZ CÍRIO COM MARIA TRANSMISSORA DE FÉ!

Este fim de semana é especial para o povo do Pará e do norte do Brasil, pois se celebra o Círio de Nazaré, uma festa de proporções gigantescas em todos os sentidos, sobretudo, na fé do povo paraense. Assim, sabemos que nossa Senhora tem muitos a nos ensinar através de exemplos e hoje falaremos sobre de sua postura missionária, dentro da qual transmitiu aos Discípulos das primeiras comunidades tudo o que aprendeu com Jesus, nisso devemos nos inspirar em Maria.


O sim generoso de Maria ao plano salvífico de Deus faz com que ela seja apresentada como modelo da Igreja missionária. A Igreja sempre viu em Maria o exemplo do que a missão exige: a escuta fiel da palavra, a intimidade com Jesus, a renúncia total a fazer da vida uma propriedade privada, a disponibilidade em colocar-se a serviço de Deus para que todos tenham vida e vida em abundância.


Nossa Senhora sempre se pôs a caminhou, a caminho da missão e Maria vivia esta experiência dentro da comunidade. Afinal, após ter percorrido o caminho ao lado de Jesus, após sua ressurreição percorreu o caminho da comunidade, baseado na escuta da palavra, na vida fraterna e na oração.

Era a memória viva de Jesus: ela, que tinha procurado conservar no coração as palavras e os gestos d’Ele, agora recordava e transmitia tudo isso juntamente com a comunidade, para que ela encontrasse coerência na partilha e na comunhão dos bens, e força na caminhada missionária, apesar das dificuldades e perseguições.
Portanto, neste Círio, ao contemplarmos a Virgem de Nazaré, vamos nos envolver na grande e maravilhosa aventura de continuar a missão de Jesus no mundo. O povo paraense e do mundo todo continua a sentir esta presença de Maria, mãe missionária, na sua caminhada para ser como ela, Igreja que vive e comunga, Igreja que serve, Igreja que evangeliza.


Ao olharmos a Virgem de Nazaré passando pelas lotadas ruas de Belém, lembremo-nos das pessoas mais velhas, que nos transmitiram a fé que hoje professamos, pois muitas dessas pessoas após uma longa caminhada, já não podem, por causa da idade ou da doença, continuar o trabalho missionário com a mesma energia de antes. Mas, que continuam, porém, a marcar presença na missão com a força da fé e da oração, e com o testemunho da alegria e da esperança, animando quem está no trabalho duro.

Por fim, peçamos a intercessão de Nossa Senhora, junto ao seu Filho Jesus, para que pensemos na eficácia e fecundidade missionária de tantos doentes e idosos que já deram tudo de si, e agora continuam a oferecer o seu amor, a sua oração, o seu sofrimento em favor da família, em favor da Igreja, em favor da humanidade, para que o Reino de Deus aconteça em todos os lugares do mundo.

Que nossa Senhora de Nazaré abençoe todos os Missionários e Missionárias!


Feliz Círio a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A missão é árdua, o caminho é duro, a oposição é grande, mas só os valentes conseguem chegar! Boa Missão Grupo de Oração São Guido